• 1
  • 2
  • 3
Prev Next

 II Silvania Weekend - Dia de Campo, Palestras e Shopping de Animais    

Leia mais

        Demasia JM Monte Alverne foi recordista da FEILEITE 2012 aos 8 meses de parid...

Leia mais

           Vale Ouro TE Silvania veio a óbito no dia 17 de julho. Filh...

Leia mais

    TEATRO da Silvania, uma performance que se supera através de suas maravilhosas filha...

Leia mais

   A Estância Silvania promove no dia 20 de Novembro de 2012, o sexto leilão exclusivo da fazenda em comemor...

Leia mais

Opala Brilhante (Girolando ¼) é atual recordista de produção de leite vaca jovem com 10.751,42 kg em 365 dias...

Leia mais

titulo sobre

      Desempenho do Gir Leiteiro

       Em Setembro de 1980 foi fundada a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL, com o objetivo expresso de buscar o fomento da seleção da raça Gir na função para produção de leite através da utilização de métodos científicos.

       Firmou-se então a parceria com a Embrapa Gado de Leite – CNPGL e, em 1985, iniciaram-se os trabalhos do Programa Nacional de melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL com o objetivo de promover o melhoramento genético da raça para produção de leite. Além da avaliação genética para volume de leite, o Programa disponibiliza informações para características de composição do leite, conformação e manejo, além da genotipagem dos touros para os alelos da kapa-caseína e beta-lactoglobulina, fornecendo assim aos usuários desta genética diversas ferramentas importantes para sua utilização, tanto na raça pura, quanto em cruzamentos com outras raças leiteiras.

       Desde o princípio até os dias atuais o PNMGL vem passando por constante aprimoramento, incorporando sempre novas provas e aumentando o número de características avaliadas nas matrizes e reprodutores.

        A constante evolução técnica é o principal objetivo do PNMGL que caminha em direção ao futuro buscando a sustentabilidade do Gir Leiteiro para a produção de leite em ambiente tropical, efetuando ações que se iniciam desde a pré-seleção dos futuros reprodutores, passando por todo o acompanhamento de suas progênies até chegar ao resultado final das provas.

        A evolução da produção do Gir Leiteiro com dados das medições do PNMGL por ano de nascimento das fêmeas pode ser observada a seguir:

       É importante ressaltar a importância das provas de produção, os concursos leiteiros realizados nas exposições especializadas, onde os animais são submetidos a desafios nutricionais e de manejo para produção, exigindo a máxima expressão de sua genética. São nestas provas que podemos constatar de forma mais significativa à evolução da raça.

       Um dado significativo dos critérios da seleção funcional promovida pelos selecionadores de Gir Leiteiro é a persistência da lactação. Esta persistência é fundamental em qualquer raça leiteira, pois viabiliza a exploração comercial desta atividade por um maior período de tempo, sendo sempre o grande desafio dos criadores da raça. Podemos observar a evolução da persistência da lactação no gráfico abaixo.

       O grande diferencial do leite do Gir Leiteiro é a sua qualidade. Desde o início o PNMGL vem mensurando as características relacionas com a composição do leite da raça e com isso gerando avaliações genéticas.

       As médias obtidas pelo PNMGL para composição do leite do Gir Leiteiro podem ser observadas abaixo:

  • Gordura: 4,04%
  • Proteína: 3,03%
  • Lactose: 4,58%
  • Sólidos totais: 12,81%

       A idade ao primeiro parto é outra característica que também foi influenciada pelo PNMGL. No gráfico a seguir podemos observar queda significativa na média da idade ao primeiro parto, por ano de nascimento:

       A evolução do valor genético por ano de nascimento pode ser observado no gráfico abaixo:

       Paralelamente ao trabalho executado pelo PNMGL à ABCGIL sempre buscou identificar dentro do Gir Leiteiro animais que sejam bons produtores de leite. Desde 1998 a ABCGIL promove a realização de exposições de Gir Leiteiro buscando juntamente com técnicos especializados de outras raças bovinas leiteiras a identificação das formas ideais que caracterizam animais produtivos, culminando em 2009 com o modelo de vaca ideal da raça, o chamado “true-type”, que vem auxiliando criadores e técnicos na escolha dos animais mais adequados para produção.

Estância Silvania - Todos os direitos reservados
Eduardo Falcão de Carvalho - São José dos Campos - SP 
(12) 3302 - 3077 e 9713 - 7144
arvore